Obras de desassoreamento das lagoas do Mocambo em fase de operação

Mai 26, 2025 - 16:54
Mai 26, 2025 - 16:57
 0  29
Obras de desassoreamento das lagoas do Mocambo em fase de operação
>

O projeto que prevê a operação de desassoreamento de três lagoas do Parque Municipal do Mocambo, foi iniciado no mês de abril com a etapa de despesca com a retirada das espécies exóticas e a preservação de peixes e indivíduos da ictiofauna nativa do bioma regional. 
Após a fase da despesca, foi dada a largada para as intervenções físicas com a utilização de máquinas modelo ponkan e retroescavadeira, e caminhões caçamba, para o manejo e retirada de sedimentos das lagoas e represas do parque municipal. 
A previsão para a conclusão de todas as fases do projeto é de três a quatro meses. Os sedimentos retirados das lagoas têm a composição de areia, terra, esgoto, e lixo, que são escoados de águas pluviais que caem nas bacias de contenção do Mocambo.
A operação de despesca e desassoreamento das três lagoas do Parque do Mocambo em questão, só foi possível pela aprovação dos membros do Comsab (Conselho de Controle Social e Saneamento Básico), em 2022, dos recursos do Fundo de Saneamento de Patos de Minas, da ordem de 1.240 milhões de reais.
Segundo informações extra-oficiais do Município, o projeto finalizado de todas as fases de desassoreamento das três lagoas do Parque do Mocambo, ficará em torno de 750 mil reais. Os conselheiros que aprovaram o aporte do fundo de saneamento querem saber onde vai ser aplicado o saldo dos recursos destinados para a obra, da ordem de 500 mil reais. 
Segundo o conselheiro ambiental, Civuca Costa, a iniciativa da sugestão foi feita na época pela bióloga e presidente do Colmeia Patos, Geize Soares, aprovada por unanimidade, para o desassoreamento de todas as lagoas do Mocambo. “Não sabemos até agora porque mudaram a proposta original do projeto, já que os recursos aprovados em ata pelo Comsab não podem ser direcionados a outras áreas e o total dos recursos daria para desassorear as cinco lagoas do Parque do Mocambo”, questiona o conselheiro Civuca Costa, durante a reunião dos conselhos ambientais e entrevistas aos órgãos de imprensa regional. 


# Colmeia Patos Comunica*

Civuca Costa

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow