Patos de Minas é campeã do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Mai 7, 2025 - 14:20
Mai 7, 2025 - 14:38
 0  56
Patos de Minas é campeã do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
>

O reconhecimento é concedido pela AMM, e a nossa vitória veio por meio do Viva Patos, parceria público-privada de sucesso que há quatro anos vem transformando a cidade!

Cidadãos e empresas adotam espaços públicos, como praças e parques, e passam a garantir o cuidado e a revitalização dessas áreas, garantindo mais qualidade de vida para todos! 

Já são:

✅ 88 espaços adotados
✅ R$ 15 milhões investidos pela iniciativa privada
✅ R$ 200 mil de economia por mês com serviços de capina e roçada

Um exemplo de gestão que valoriza parcerias, preserva nossos espaços e cuida de Patos de Minas como ela merece! ✨

Parabéns a todos os envolvidos nessa grande conquista!

A vice-prefeita Sandra Gomes e o prefeito Municipal de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão recebendo o  Prêmio de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025

40º CMM: Curvelo, Rio Piracicaba, Patos de Minas e Poços de Caldas são os vencedores do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025


Um dos momentos mais esperados pelas equipes das prefeituras mineiras é a entrega do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, que, neste ano, contemplou quatro eixos: desenvolvimento econômico, educação, meio ambiente e turismo. Curvelo, Rio Piracicaba, Patos de Minas e Poços de Caldas foram os vencedores da premiação de 2025 na cerimônia que transformou o Expominas em uma grande festa no dia 6 de maio, durante do 40º Congresso Mineiro de Municípios.
 
Curvelo
O prêmio para o eixo desenvolvimento econômico foi para o projeto “Gestão de Desenvolvimento Econômico: Comdesp – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Planejamento, de Curvelo:a boa prática de gestão, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Planejamento (COMDESP).


A prática tem como objetivo a reestruturação para envolver setores da sociedade e do governo, visando a uma gestão democrática e eficiente, com a implementação de vários programas, como o “Programa Simplifica” para desburocratizar processos administrativos, o “Programa Impulsiona” para incentivar empresas locais a serem fornecedoras do governo, e o “PRODESC” para impulsionar o crescimento econômico de grandes empreendimentos.


“Nós conseguimos. Agradeço, em nome da equipe de desenvolvimento econômico, a todos da prefeitura de Curvelo, que trabalham incansavelmente para levar desenvolvimento econômico, saúde e educação a toda população. Muito obrigado. Eu divido este prêmio com cada funcionário da prefeitura e cada curvelano, que fazem, a cada dia, uma cidade melhor”, frisou o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo.


Rio Piracicaba
A prefeitura de Rio Piracicaba recebeu o prêmio no eixo Gestão da Educação pela prática “Vozes Literárias – Jovens Escritores”. O projeto visa aprimorar nos estudantes das escolas municipais as habilidades de leitura e escrita, além de promover o desenvolvimento de competências essenciais da comunicação. A plateia comemorou muito e aplaudiu a iniciativa vencedora.


O prefeito Augusto Henrique da Silva e a secretária de Educação, Paula Caldeira, receberam a premiação. Segundo o prefeito, é o quarto ano que a gestão ficou entre os finalistas, tendo sido premiada em 2023 e recebido menção honrosa nos outros anos. “A sugestão desse projeto veio da minha equipe, que é técnica e criativa, e mostra que temos um olhar muito carinhoso para a educação. Quero parabenizar a equipe e os 1.400 alunos envolvidos, que se tornaram escritores mirins com publicações com registro na Biblioteca Nacional”, comemorou Augusto Henrique da Silva.


Os dois finalistas no eixo Gestão da Educação que receberam Menção Honrosa foram o projeto “Educa Móvel: educação em movimento”, de São Sebastião do Paraíso, representado pelo prefeito Marcelo de Morais; e a prática “Além dos muros da escola”, de Ipatinga, município representando pelo prefeito Gustavo Nunes e a secretária de Educação, Ana Cristina Neves Abreu Silva.


Patos de Minas
O projeto “Viva Patos” foi o vencedor do eixo Gestão do Meio Ambiente. O programa da prefeitura de Patos de Minas, lançado em 2021, promove a adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes por pessoas físicas, empresas e organizações da sociedade civil, visando à urbanização, conservação e manutenção desses espaços.


Desde sua implementação, o programa tem sido um sucesso, com 80 espaços públicos adotados e revitalizados, fortalecendo a participação comunitária, melhorando a qualidade de vida da população e promovendo a preservação ambiental e cultural da cidade.


“O Viva Patos é um projeto que foi desenvolvido quando chegamos à prefeitura de Patos para iniciar nossa gestão. Naquele momento, além dos desafios do auge da pandemia, da desestruturação de alguns serviços da saúde, da educação, das estradas rurais, iluminação pública precária, tínhamos muitos desafios e dívidas. Mas também tínhamos uma vontade muito grande de revitalizar os principais pontos da cidade, tornando-os mais atrativos para que as famílias pudessem frequentar, tornando a cidade mais verde, mais bonita”, frisou o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.


De acordo com o prefeito, “como o cidadão percebe que o imposto está sendo pago, e que ele está realmente virando benefício, buscamos parcerias com a iniciativa privada para poder multiplicar os recursos e ampliar as nossas ações. Começamos a ter muito êxito nisso, um programa que era para ter a manutenção do canteiro, da grama, se tornou em reconstrução do Parque Municipal do Mocambo, da Lagoa Grande, da Lagoinha, de várias praças, de chafariz, de áreas verdes do município”.


Poços de Caldas
O uso estratégico do turismo para transformar realidades locais com foco na integração e valorização do patrimônio levou o município de Poços de Caldas a vencer o Prêmio AMM Boas Práticas de Gestão Municipal. O projeto “Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado” tem como foco a profissionalização da gestão do turismo, aliando preservação ambiental à eficiência na manutenção e promoção desses espaços.


Com isso, destacou-se como uma ferramenta poderosa de desenvolvimento regional ao promover a gestão integrada, por meio de parceria público-privada, de quatro importantes atrativos turísticos locais: Complexo Cristo Redentor, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Véu das Noivas.


O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Reis de Castro Júnior, comemorou a vitória. “Ganhar esse prêmio da AMM significa que fomos reconhecidos por boas práticas, e o que Poços de Caldas fez na concessão dos atrativos turísticos realmente é um modelo para o estado inteiro. É a única cidade do Brasil com menos de 200 mil habitantes que fez uma concessão total de atrativos turísticos. Então, dessa maneira a gente influencia e convida os outros municípios a visitarem a nossa cidade e ver como ela se transformou. E isso reverbera não só na região de Poços, mas também em municípios de São Paulo. Tivemos o turismo estagnado por muito tempo, e, agora, com esse projeto que foi merecedor deste prêmio da AMM, é uma outra cidade que está crescendo cada vez mais”.


As outras duas iniciativas finalistas – “Geoparque de Uberaba” e “Rotas Turísticas da Serra do Cipó” – dos municípios de Uberaba e Santana do Riacho, respectivamente, receberam menções honrosas do presidente da AMM, Dr. Marcus Vinicius, e da equipe técnica da Associação.


Prêmio
O objetivo da premiação é demonstrar que é possível inovar na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribua para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


As Comissões Julgadoras do Prêmio foram formadas por representantes técnicos da AMM, órgãos do Governo Estadual, instituições acadêmicas e/ou entidades parceiras, envolvendo profissionais atuantes na área de gestão pública municipal.


 “Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius. 


Os 12 municípios finalistas terão a oportunidade de apresentar as iniciativas durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, além disso, os projetos serão divulgados no portalamm.org.br.


A cobertura completa do 40º Congresso Mineiro de Municípios já está disponível no portal da Associação Mineira de Municípios (portalamm.com), com matérias, fotos, vídeos e entrevistas que retratam todos os momentos do evento. Todo o conteúdo pode ser utilizado livremente pela imprensa, desde que seja dado o devido crédito à AMM.


Flickr AMM: https://www.flickr.com/photos/amm_mg/albums


40º Congresso Mineiro de Municípios
Data: 6 e 7 de maio de 2025
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte
 
Assessoria de Imprensa: 
Tatiana Moraes (31) 98811-6769 


https://click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/c97f59b0-680a-4ee9-10b1-08dd8bfc6ec6/portalamm.com/0ed0fdc5-131e-4773-8acc-d74b0f35aaa2/jornal@folhapatense.com.br/True
portalamm.com

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow