Unidos por um Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro Mais Resiliente e Seguro para o período chuvoso, 12º BBM inova e promove o 1° Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática (Gerdclima).
Unidos por um Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro Mais Resiliente e Seguro para o período chuvoso, 12º BBM inova e promove o 1° Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática (Gerdclima).
Comprometido com o novo plano de comando do CBMMG e com os princípios da Estratégia Internacional da ONU para Redução de Desastres (UNDRR) preparando as cidades para o período chuvoso 2025/2026 além de fortalecer a capacidade colaborativa e regional para resiliência e para a gestão integrada do risco e resposta a desastres, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) realiza, de 17 a 19 de novembro, em Patos de Minas, o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil para a Resiliência Climática no Noroeste Mineiro e Alto Paranaíba.
O evento acontece no Centro de Convenções do Unipam e em outros locais operacionais, reunindo gestores públicos, técnicos municipais, forças de segurança, saúde, assistência social, universidades, consórcios públicos e lideranças comunitárias. A iniciativa, apoiada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Paranaíba (Amapar), Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (Amnor), Defesa Civil Estadual (Cedec), iniciativa privada e demais parceiros, tem como objetivo central reforçar a integração entre municípios, ampliando a cooperação interinstitucional e fortalecendo a resiliência para prevenção a desastres no período chuvoso 2025/2026.
Mais do que um encontro técnico, o seminário simboliza um novo ciclo de união e preparação regional para o enfrentamento dos desafios climáticos que se intensificam a cada ano na região.
Programação e Palestras
A abertura ocorre no dia 17 de novembro, a partir das 7h30, com presença de autoridades como o prefeito de Patos de Minas e presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão Ferreira; o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel QOR BM Edgar Estevo da Silva; autoridades da Cedec-MG e o Dr. Paulo Sérgio Mendes César, doutor em ciências políticas e administração pública.
Durante o dia, especialistas abordarão temas como cidades resilientes, governança do risco, integração das forças de segurança e o papel dos consórcios públicos na gestão integrada de desastres.
À tarde, o seminário traz painéis com Sidnei Furtado Fernandes, do Centro de Resiliência de Campinas (MCR2030/UNDRR); Adalberto Vieira de Souza, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e o Major BM Arthur Fábio Ferreira, especialista em políticas públicas e subcomandante do 12º BBM, que discutirão as tendências climáticas, estratégias preventivas e de resposta para as regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro no período chuvoso que se aproxima, assim como uma reflexão sobre a importância da adesão dos municípios a Iniciativa da ONU MCR 2030.
Capacitações e Treinamentos
Nos dias 18 e 19 de novembro, a programação se torna prática, com treinamentos e simulações que colocarão o conhecimento em ação.
• 18/11
No 12º BBM, treinamentos sobre S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) e SCO (Sistema de Comando de Operações), conduzidos pelo agente regional da 10ª RPM capitão Paulo César Teles e pelo capitão BM Cristiano Moreira da Silveira Cavalcante.
No Clube Integrar, o 2º Tenente Renato Antônio Melo coordena o treinamento do Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) em preparação da comunidade para o período chuvoso.
• 19/11
Grande Simulado de Múltiplas Vítimas, em preparação ao período chuvoso, na BR 365/352, Trevo da Pipoca (Viaduto de Patos de Minas), com um cenário de tombamento de ônibus. A ação integrará Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Samu (Cisreuno), Prefeitura Municipal, Setran, Hospital Regional, Fundação Santa Casa, UPA e demais parceiros em uma operação de resposta coordenada.
Alto Paranaíba e Noroeste mais Resilientes, Seguros e Sustentáveis.
O seminário consolida uma visão moderna de proteção e defesa civil baseadas em governança integrada para resiliência, conhecimento técnico e atuação colaborativa em um ecossistema de segurança. Cada palestra, treinamento e simulado contribui para cidades mais preparadas, gestores mais capacitados e comunidades mais conscientes dos riscos climáticos conforme as diretrizes nacionais e internacionais para redução dos riscos de desastres.
Com essa iniciativa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o 12º BBM reafirmam seu compromisso com a prevenção de desastres e a resiliência climática regional, deixando como legado um calendário contínuo de capacitações e o fortalecimento da cultura de prevenção nos municípios da região, construindo, juntos, um Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro mais resilientes, sustentáveis, inteligentes, seguros e inclusivos diante dos eventos climáticos extremos.
Inscrições
https://doity.com.br/gerdclima2025
Qual é a sua reação?












