Entrega voluntária de animais silvestres é realizada em Patos de Minas
Hoje e amanhã, 23 e 24 de junho de 2026, das 9 às 16 horas, no Parque Municipal do Mocambo em Patos de Minas, acontece uma ação da campanha de entrega voluntária de animais silvestres.
A iniciativa tem como objetivo oferecer à população uma oportunidade segura e responsável para a entrega espontânea de animais silvestres mantidos em desacordo com a legislação ambiental, garantindo a isenção de penalidades administrativas, como multas e apreensões.
A posse irregular de animais silvestres é considerada infração ambiental. Os animais entregues serão encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Patos de Minas, onde passarão por avaliação médico-veterinária, processo de reabilitação e, quando possível, devolução ao habitat natural.
A ação também busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna silvestre no habitat local e regional.
A promoção do evento é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS).
# Ascom Cima Patos*