Projeto de iniciação científica consolida parcerias e torna-se vitrine para genética animal na região

Teve início neste mês um projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Luiz Flávio Nepomuceno do Nascimento e executada pelo aluno Murilo Soares Marra, do 9º período do curso de Medicina Veterinária.
Intitulado “Estudo Comparativo de Dois Protocolos de Transferência de Embriões em Fêmeas Bovinas no Município de Patos de Minas – MG”, o projeto visa avaliar a eficácia de dois protocolos de transferência de embriões bovinos (frescos e congelados) da raça Nelore.
A pesquisa está sendo realizada na Escola Agrícola do Unipam e conta com o apoio das empresas Alta Genetics e Trans Ova Genetics. “A integração entre o Unipam e empresas especializadas permite aos nossos alunos o contato direto com tecnologias de ponta em reprodução animal”, ressaltou o professor Luiz Flávio.
O médico veterinário Dr. Rodrigo de Paula Longo da Cunha, gerente distrital da Alta Genetics, foi responsável pelo envio dos embriões utilizados no estudo. A participação dos médicos veterinários Dr. Felipe Vieira e Dr. Douglas Almeida foi essencial para a colaboração técnica e científica do projeto. Também foram fundamentais o técnico Samuel Jhonathan Silva Marra e o gestor Guilherme Borges, ambos da equipe da Escola Agrícola, na viabilização e execução das atividades em campo.
Com essa iniciativa, o Unipam reafirma seu compromisso com a excelência no ensino, pesquisa aplicada e integração com o agronegócio regional, formando profissionais capacitados para os desafios da pecuária moderna. Mais do que gerar conhecimento acadêmico, o projeto fortalece as parcerias entre o Unipam e o setor produtivo, consolidando a instituição como referência em genética bovina na região.
Murilo Soares Marra, aluno do curso de Medicina Veterinária
Ascom Unipam
Qual é a sua reação?






